Biologia Celular
A célula é a menor porção capaz de desempenhar as diversas atividades vitais associadas com a manutenção de vida em um organismo, a célula pode ser também entendida como uma unidade fisiológica dos seres vivos. No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos. Como exemplos podemos citar as células sanguíneas, epiteliais, nervosas e musculares.
2.2 Envoltório celular, organelas celulares e suas funções
Envoltório celular
Membrana plasmática: Formada por uma dupla camada de fosfolipídios, bem como por proteínas espaçadas e que podem atravessar de um lado a outro da membrana. Algumas proteínas estão associadas a glicídios, formando as glicoproteínas. Controla a entrada e a saída de substâncias e delimita a célula.
Citoplasma
Abrangendo a região da célula situada entre a membrana plasmática e o núcleo, o citoplasma é preenchido por um líquido gelatinoso chamado de hialoplasma. Imersas no hialoplasma encontram-se as organelas celulares. O hialoplasma é constituído principalmente por água e proteínas.
Organelas Celulares
Retículo endoplasmático: formado por membranas lipoproteicas, pode se apresentar de duas formas, como reticulo endoplasmático liso - REL (não apresenta ribossomos aderidos) e reticulo endoplasmático rugoso - RER (apresenta ribossomos aderidos). REL (agranular): responsável pelo armazenamento e transporte das substâncias intracelulares e pela síntese de lipídios. RER (granular): local da síntese de proteínas.
> Complexo de Golgi: formado por membranas lipoproteicas com a função de secreção, síntese de polissacarídeos (forma os lisossomos e o acrossomo) e armazenamento de proteínas.
> Lisossomos: formados por uma membrana lipoproteica com função de digestão, autólise e autofagia.
>