conceitos em Epidemiologia
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA: promulgada na lei 8080/90 é definido como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes de condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE: é a observação contínua da distribuição e tendências da incidência de doenças mediante a coleta sistemática, consolidação e avaliação de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes, e a regular disseminação dessas informações a todos que necessitam conhecê-la.
ESTUDO EPIDEMILÓGICO: diagnosticar a situação de saúde, investigação etiológica, determinação de riscos e prognósticos identificação de síndromes e classificação de doenças, planejamento e organização de serviços, avaliação das tecnologias, programa ou serviços e analise critica de trabalhos científicos.
AGRAVOS: qualquer dano à integridade física, mental e social dos indivíduos provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas, e lesões auto ou heteroinfligidas.
DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA: doença (transmissível ou não) ou agravo (inusitado ou não) passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde, pois representa ameaça à saúde e precisam ser detectadas e controladas ainda em estagio inicial.
DOENÇA SAZONAL: que tem seu aumento ou incidência periodicamente em determinada época do ano.
MODO DE TRANSMISSÃO: entende por transmissão como a transferência de um agente etiológico de um reservatório ou fonte de infecção para um novo hospedeiro suscetível. Existem diferentes tipos de transmissão; vertical, horizontal ou