HIV - conceitos e epidemiologia
HISTÓRICO
- GRIDS -> Considerada inicialmente, em LA, como uma síndrome de imunodeficiência em homossexuais.
- Após estudos: Doença infecciosa disseminada por sangue, contato sexual e por via perinatal de mãe para filho.
- Nomes (Cronologia): Vírus linfotrópico de células T humanas tipo 3 (HTLV-III); Vírus Associado a Linfadenopatia (LAV); Retrovírus Associados a AIDS (ARV); Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
TRANSMISSÃO
- Tipos de vírus: HIV-1 (responsável pela maior parte das infecções por HIV no mundo; HIV-2 (endêmico em muitos países na África Ocidental, raro em outras partes do mundo).
- Contato sexual (75-85%), contato de sangue com sangue (injetáveis, transfusões, etc.) ou via perinatal (in útero, durante o parto ou por meio de amamentação). Para ocorrer contágio, as secreções necessitam ser depositadas na mucosa ou corrente sanguínea de uma outra pessoa.
- Risco de contágios em pacientes com DSTs: Aumentado na vigência de DSTs ulcerativas genitais, como sífilis, herpes simples e cancróide) e não ulcerativas (gonorreia, clamídia e tricomoníase). O HIV intensifica as outras infecções.
- Soroconversão: Processo no qual uma pessoa anteriormente negativa para anticorpos Anti-HIV no sangue passa para positiva. Ocorre geralmente em 1 a 3 meses após o contato com o vírus, mas pode levar até 6 meses.
- Período de janela imunológica: Tempo após a infecção e antes da soroconversão. Pode ocorrer transmissão neste período.
- Em transfusões: entrevistas para reconhecer doadores potenciais por meio da identificação de comportamentos conhecidamente envolvidos com risco de infecção por HIV. Teste de Amplificação do Ácido Nucleico (NAAT): reduziu risco de transmissão por transfusão de HIV e do vírus da Hepatite C para aproximadamente 1 em 2 milhões de unidades de sangue.
CARACTERÍSTICAS MOLECULARES E BIOLÓGICAS DO HIV
- Membro da família dos lentivírus dos retrovírus animais. Estes são capazes de latência prolongada e efeitos citopáticos a