conceito didatico pedagógico em ensino fundamental
Introdução:
A tendência liberal tradicional parte do pressuposto de que o aluno deve ser preparado intelectual e moralmente para assumir seu papel na sociedade. Caracteriza-se por um ensino humanístico e cultural. Fundamenta-se em conhecimentos e valores acumulados ao longo do tempo, tratando-os como dogmas, utiliza-se de métodos universais onde o professor é o centro do processo de ensino-aprendizagem.
Existe um domínio de aulas expositivas, onde o professor exerce autoridade na relação com o aluno. Como consequência, a aprendizagem é receptiva e mecânica. O aluno é considerado um ser passivo. Há ênfase na aplicação de exercícios ou na repetição de conceitos para memorização, isso com o objetivo de disciplinar a mente e formar hábitos. Na avaliação do discente as provas, exercícios e trabalhos são vistos como elemento central. http://wwwtendenciaspedagogicas.blogspot.com.br/2011/06/as-tendencias-pedagogicas-liberais.html Papel da Escola
A escola é marcada pelo conservadorismo cultural, inspirando-se no passado para resolver os problemas do presente, enfatiza muito a experiência social e cultural que é transmitida sem considerar as capacidades e habilidades individuais.
É responsável pela preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-pedagogia-tradicional-ontem-hoje.htm Conteúdos
Eram basicamente os valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de prepará-los para a vida, e esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência do aluno e das realidades sociais, fazendo com que a pedagogia tradicional seja vista como enciclopedista.
O ensino independia do aluno, pois este não tinha o poder de contestar e nem de dar a sua opinião, neste caso cabia ao aluno a função da aprendizagem crua e decorativa, e ao professor a função do ensino direto e sem delongas.
Os