teoria da historia
Osvaldo Rodrigues Junior*
Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais da dissertação de
Mestrado intitulada “Os manuais de Didática da História e a constituição de uma epistemologia da Didática da História no Brasil” apresentados no Grupo de Trabalho – Materiais Didáticos e o Ensino da História no IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino da História, realizado em abril de 2011, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Parte da existência do código disciplinar da Didática da História desde Urban (2009) e Schmidt
(2004, 2005, 2008a, 2008b, 2008c, 2009), objetivando compreender elementos da epistemologia desta disciplina na relação entre Didática da História e Teoria da História. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria da História e os saberes pedagógicos na constituição da Didática da História em três manuais:
Didática e Prática de Ensino de História, de Selva Guimarães Fonseca
(2003); Ensinar História, de Marlene Cainelli e Maria Auxiliadora
Schmidt (2004); Ensino de História: fundamentos e métodos, de
Cadernos do CEOM - Ano 25, n. 34 - Arquivos e tecnologias digitais
Circe Maria Fernandez Bittencourt (2004). Metodologicamente, o trabalho da leitura dos materiais empíricos tendo como base o conceito de Didática da História de Rüsen (2007), no sentido de analisar a constituição epistemológica da disciplina de Didática da História e a sua relação com a Teoria da História. Este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a disciplina de Didática da História, bem como sobre a relação entre a Teoria da História e o ensino de História através dos manuais analisados.
Palavras-chave: Didática da História. Manuais de Didática da
História. Ensino de História.
Introdução: a construção de um problema e os caminhos da pesquisa
Pretende-se, com este artigo, apresentar resultados