teoria da historia
A teoria da história é uma matéria essencial e indispensável para alunos que cursam história, seja o aluno que pretende er professor como pesquisador. A teoria da história é uma matéria que tem como base , podemos chamar assim , a epistemologia que não podemos esqueca-la.
Essa epistemologia reflete e nos mostra que a teoria da história é algo que abrange outras maérias do conhecimento, como filosofia. Contudo não é somente a filosofia que se relaciona com a teoria da história.Temos tres campos que contribuiram : a filosofia, sociologia/antropologia e a linguistica. Esses tres campos ajudaram a interpretar a sociedade e suas tranformações. Os objetivos deste livro tenta de alguma forma mostrar o que seria e do que se trata a teoria da historia a partir das origens ao dias atuais. Pode -se notar que não tem nenhuma implicancia de juizo de valores por parte dos autores. É possível notar a trajetória a partir do pluralismo como constatou o historiador Chris Lorenz.
As origens antigas ou pré-modernas Os termos e seus significados:
A teoria da história surgida no século XVII com influências do racionalismo e iluminismo , vai a contraposto à ttradição milenar de reflexão sobre o passado. Muitas das referencias antigas foram retomadas na modernidade , querendo apresentar história, isto é , na idade média foi recapitulado os acontecimentos da história antiga , tomando como base de estudo Platão , ou até mesmo a Bíblia. Inicialmente tem que haver uma analise do termo estudado : teoria e história. Teoria e história são palavras deorigem grega. A teoria é um ponto de vista , portanto pode-se dizer que dependendo do observador e do objeto a ser observado existem diferentes teorias, portanto a teoria é algo subjetivo. Já o termo história apresenta do interferências do senso comum. Na origem o termo história se relacionava com qualquer tipo de pesquisa