CONCEITO DE SHOPPING
SHOPPING CENTER
Conceito
É um empreendimento que agrupa diversos estabelecimentos comerciais, centralizados arquitetônica e administrativamente. As lojas geram aluguéis fixo e variável a seus proprietários de acordo com o desempenho de seus locatários. Sua natureza e finalidade é o comércio varejista, com o objetivo meramente imobiliário é derivado da necessidade de grandes áreas urbanas para a instalação das lojas e a potencial valorização dos imóveis ou terrenos que a eles são destinados.
As visões diferenciadas de shoppings ocorrem pela existência de vários agentes que participam do projeto em suas diferentes etapas, como financiadores, construtores e administradores, com expectativas distintas. Os agentes que compõem fundings diversificados são empresas de incorporação e construção imobiliária, de administração e marketing, grupos com objetivos de diversificação e investidores institucionais como fundos de pensão entre outros.
Histórico
Os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. e tem seu início com o Grande Bazaar, localizado no Irã. Outro importante centro de compras foi o Oxford Covered Market (Mercado Coberto de Oxford), aberto oficialmente na Inglaterra e ambos existem até os dias atuais. Quanto a sua origem, pode-se afirmar que os Shopping Center's surgiram nos Estados Unidos na década de 50 em função das estratégias do comércio a fim de atrair o crescente número de consumidores que se expandia para os subúrbios das grandes cidades. Os fatores resultantes do crescimento urbano, tais como a necessidade de segurança, maior conforto e as condições climáticas incentivaram o crescimento desse importante segmento.
Grote Bazaar Van Isfahan (Grande Bazar de Isfahan). Gravura de 1703.G. Hofsted Van Essen.
Em meados dos anos 80, os outlets, lojas de atacadistas e de grandes fábricas cresceram fora da área de influência dos shoppings tradicionais. Atualmente, novas e alternativas