A influencia do Shopping na adolescencia
um espaço de lazer e socialização para o adolescente1
Patrícia regina Wypych*
Resumo
O objetivo com este artigo foi explorar o comportamento e os motivos pelos quais os adolescentes frequentam shopping centers, partindo das hipóteses de que eles estão em uma fase de transição, buscando a convivência social, e de que vão ao shopping center com o intuito de fugir da sua realidade e dos diversos problemas existentes nessa faixa etária. Foram estudadas as influências que a indústria cultural exerce sobre a sociedade do consumo atual, além da realização de uma pesquisa profunda sobre o período da adolescência, desde o seu início até a transição para a vida adulta. Fez-se, também, um estudo sobre os shopping centers e as relações que esses estabelecimentos têm com a sociedade e, principalmente, com o adolescente.
Palavras-chave: Comunicação. Sociedade de consumo. Shopping center.
Adolescente.
*
Mestranda do curso de Comunicação e Linguagem da Universidade Tuiuti, do Paraná.
E-mail: patriciawypych@gmail.com.
1 Trabalho apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação no GP Comunicação e Culturas Urbanas.
Ao observar a grande presença dos adolescentes no interior dos shopping centers, surgiu o interesse em estudar o comportamento desse público importante no mercado, mas que no interior desses estabelecimentos, que são voltados para o consumo, não tem o hábito de consumir.
Pode-se dizer que neste trabalho expõem-se os motivos pelos quais os adolescentes frequentam tais estabelecimentos em vez de outros, buscando responder que aspectos influenciam o comportamento do adolescente moderno que constantemente permanece nos shopping centers sem consumir.
Dessa maneira, parte-se de duas hipóteses: a primeira é a de que esse comportamento pode ocorrer porque o adolescente está em uma fase de transição em que ele não é mais criança, mas que ainda não atingiu a fase adulta; a segunda é a de que o