Conceito de Qualidade
Atividade Prática Supervisionada
Gleici de Almeida Varela
Conceito de Qualidade
Caxias do Sul, 20 de novembro de 2012
Introdução
O trabalho a seguir explica de forma acessível o conceito de Qualidade na indústria, nos serviços e no ensino, bem como sua evolução histórica.
Conceito de Qualidade
O conceito de Qualidade tem evoluído, e torna-se mais compreensível. Até a segunda Guerra Mundial, a noção de qualidade baseava-se nas características físicas do produto, assim sendo a produção era orientada para inspeção e controle da Qualidade, em que havia, por um lado, os que produziam, e, por outro, os que controlavam, de acordo com um padrão estabelecido.
Por volta dos anos de 1950 essa atitude foi sendo substituída, em virtude de o mercado se tornar mais exigente em relação à qualidade do produto. A oferta aumentou, assim como a concorrência, e os consumidores começaram a interrogar-se sobre a qualidade dos produtos que adquiriam.
Num novo contexto socioeconômico, caracterizado por uma forte concorrência, queda dos monopólios e crise do petróleo, a qualidade surgiu naturalmente vista na perspectiva da conformidade ao custo. Essa nova exigência originou um novo sistema de produção, a ênfase maior passou a ser o controle do processo em lugar da inspeção. Como era de prever, esse novo sistema de produção diminuiu drasticamente as não conformidades do produto aumentando na mesma proporção o custo dos retoques.
Nos anos de 1980, surge um novo desafio: alguns países asiáticos copiavam a tecnologia ocidental, com boa qualidade e baixos custos de produção, desafiando a concorrência ocidental. Com isso tornou-se importantíssima a criação de outro tipo de produto: surge o conceito de qualidade como a conformidade às necessidades latentes, o suporte desse novo conceito é a linguística, já q os clientes não se expressam por números, mas por sentimentos.
Embora