Conceito de motricidade enquanto processo filogenético e enquanto processo ontogenético.
1.enquanto processo filogénico: 1.1transformações anatómicas-transformações funcionais
1.2 A evolução do homem e os efeitos nos domínios dos parâmetros orgânicos, morfológicos e psicofisiológicos.
2- Enquanto processo ontogenético:
2.1 Crescimento, maturação e aprendizagem
2.2º Desenvolvimento e nos domínios orgânicos, morfológicos e psicofisiológicos.
Ontogénese A capacidade do ser humano raciocinar não está presente aquando do nascimento de uma criança, este resulta de um processo dinâmico adquirido ao longo da vida e fruto das suas experiências, formas de percecionar e o seu relacionamento com o meio, passando na vida por vários estádios. A ontogénese é o estudo das origens e da evolução de um organismo desde o momento da fecundação do óvulo até que este atinja a sua maturidade, passando pelos diferentes estádios de desenvolvimento. O crescimento define-se como o ato de crescer de forma progressiva ao longo do tempo. O ser humano vai sofrendo transformações quantitativas e qualitativas desde a sua conceção até a sua morte. As transformações ocorrem com diferentes intensidades de acordo com as diversas etapas da nossa vida. O crescimento engloba inúmeras transformações, simultâneas ou isoladas, nomeadamente quanto ao peso, estatura, dimensão dos órgãos, entres outros.
A vida humana começa no momento em que o óvulo da mãe e o espermatozoide do pai se encontram, ocorrendo assim a fecundação. Quando esse se encontram agrupam forma-se uma célula designada de ovo ou zigoto contem toda a informação genética que vai ser necessária para o nosso crescimento.
(imagem da fecundação)
O desenvolvimento pré-natal é dividido em três períodos: período pré-embrionário, que vai da fecundação até a terceira semana de desenvolvimento, período embrionário, que vai da quarta semana à oitava semana, e o fetal, que vai do terceiro més até o final