as lutas como promoção de valores e valências
Introdução: Sabemos que as lutas é de suma importância no desenvolvimento dos aspectos, motor, social, e afetivo do indivíduo. Neste trabalho iremos relatar as nossas experiências e resultados obtidos com a implantação das lutas nas Escolinhas do Departamento de Educação Física.
Objetivos: Essa célula do programa laboratório pedagógico: saúde, esporte e lazer no departamento de educação física tem como objetivo desenvolver o interesse pelas Lutas através de atividades pré-desportivas com atividades lúdicas, proporcionando melhorias físicas e sócio-afetivas. Bem como vivenciar experiências em Lutas formais e não formais e sócio-culturais que possam promover a compreensão quanto às decisões de grupo e a necessidade do respeito às normas e regras, promover valores de cooperação em atividades de grupos promovendo integração social.
Metodologia: A metodologia utilizada foi desenvolvida através de atividades práticas, individuais e em grupo orientadas, a fim de proporcionar um aprimoramento dos elementos fundamentais para a construção das suas capacidades, habilidades e competências.
Resultados e Discussão: A partir de observações nas aulas e diálogo com os pais dos alunos, concluímos que houve um ganho qualitativo a respeito das habilidades motoras globais, destacando principalmente que os mesmos no final do semestre no geral apresentam um domínio das qualidades exigidas nos desportos de Luta (Judô e Karatê), e também em relação afetivo-social dos alunos, em que foi notado melhorias nas relações sociais e atenção não só nas aulas, mas também em casa e na escola.
Conclusão: Concluímos então que o trabalho atingiu as metas objetivadas, no entanto, é necessário um aprimoramento da infra-estrutura oferecida para as práticas, desse modo obteremos resultados ainda mais satisfatórios.
Referências Bibliográficas:
ALLUÉ, Josep M. - Jogos para todo ano – Primavera, Verão, Outono e Inverno. Ciranda Cultural: São Paulo. 2002.