motivação
ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE
MARCELA TURGANTI FELICIANO DE CAMPOS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL:
Teorias e estudos sobre motivação no trabalho
MARCELA TURGANTI FELICIANO DE CAMPOS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL:
Teorias e estudos sobre motivação no trabalho
Trabalho Escolar realizado como parte dos requisitos parciais de avaliação da disciplina Psicologia Social das Organizações I, do Curso de Bacharel e Formação de Psicólogo do UNIFAE - Centro Univ. das Faculdades Associadas de Ensino - FAE.
Orientadora: Prof(a). Cleida de Lima Vital.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A importância do tema motivação tem levado diversos estudiosos, principalmente nos campos da Psicologia e da Administração, a desenvolverem pesquisas que possam teorizar o que leva o ser humano à ação.
Nos anos 1990, as melhores empresas começaram a perceber que as mudanças em sistemas tecnológicos resultam em ganhos de produtividade só quando estão conjugadas a mudanças no modo de administrar o comportamento organizacional. As organizações mais bem-sucedidas na concorrência estão criando “sistemas de trabalho de alto desempenho”, os quais tenta conjugar novas tecnologias e novos sistemas de motivação. Unir estratégia organizacional, avanços tecnológicos e sistemas de motivação para maximizar a vantagem, competitiva.
A complexidade do assunto é um indicativo de que a definição do conceito de motivação não pode ser encontrada analisando apenas uma teoria, conforme Bergamini (1997), que considera que as diversas teorias de motivação não se anulam umas às outras, pelo contrário, elas se complementam.
Normalmente as pessoas confundem aquilo que satisfaz uma necessidade humana (fator de satisfação), com a própria necessidade (fator de motivação). Em termos visíveis nas organizações, a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção