Os Sacramentos: Sinais do Amor de Deus
IVAN VIEIRA
( Os Sacramentos: Sinais do amor de Deus. )
São Paulo
2º Semestre de 2010
IVAN VIEIRA
( Os Sacramentos: Sinais do amor de Deus )
Os Sacramentos são sinais do amor de Deus pela humanidade. Nas palavras de Agostinho e Calvino, os Sacramentos são sinais visíveis da graça de Deus, forma de Deus se comunicar com a humanidade. São eles: Batismo, Confirmação, Eucarista, Confissão, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. Os Sacramentos sempre fizeram parte da vida da Igreja, esses “Sinais” foram utilizados por Jesus na sua vida pública e pelos discípulos nas comunidades primitivas. A Igreja continuadora da missão de Jesus os chamou Sacramentos.
São Paulo
2º Semestre de 2010
Sumário
1- Introdução
2- Desenvolvimento
2.1- Batismo
2.2- Eucaristia
2.3- Confirmação
2.4- Confissão
2.5- Unção dos Enfermos
2.6- Ordem
2.7- Matrimônio
3- Conclusão
4- Bibliografia
1 – Introdução
Os sacramentos são sinais do amor de Deus por nós. Nós, povo de Deus, temos a necessidade de sentir a presença de nosso Pai Amado. É como tornar visível cada gesto de carinho, de amor, de cuidado da parte de nosso Senhor.
Esse cuidado e vontade de querer proteger os seus, já foi expresso em praticamente todos os livros da Bíblia. Comumente, lemos comparações do amor de Deus ao da galinha que não deixa de proteger nenhum de seus pintinhos. Não obstante, vemos a grandeza do Deus apaixonado que quer libertar seu povo da opressão, do pecado, que quer tirá-lo de todo o sistema de escravidão para adorá-lo e render-lhe graça. É como nos diz o salmista, que nosso Deus é um Deus ciumento.
O povo de Deus, apesar de todos os sinais que viveram no Egito. Todas as pragas lançadas contra o faraó e o povo egípcio para que fugissem da escravidão; a passagem pelo mar vermelho, após Moisés ter invocado a força do Altíssimo através