Os setes sacramentos
Para entender melhor o efeito dos sacramentos podemos compara-los com a vida natural, vendo que na ordem da graça: * nascemos para a vida sobrenatural pelo Batismo, * nos fortalecemos pela Confirmação, * mantemos a vida com o alimento da Eucaristia, * se perdemos a vida da graça pelo pecado, a recuperamos pela Penitência, * e com a Unção dos Enfermos nos preparamos para a viagem que acabará no céu. Para socorrer as necessidades da Igreja como sociedade, temos o sacramento da: * Ordem sacerdotal, que institui os ministros da Igreja, * Matrimônio, que com os filhos perpetua a sociedade humana e faz crescer a Igreja quando estes são regenerados pelo batismo.
1. O que são os sacramentos?
É lembrança de coisas sagradas. É um sinal, gesto e palavra que torna perceptível, sensível, visível, audível a presença de Cristo invisível. Quer dizer como Jesus não pode mais encontrar-se conosco visivelmente, com sua pessoa histórico-humana, Ele se torna visível, indica sua presença através dos sinais. Assim, quando se realiza um Sacramento o Sinal por Ele instruído temos a certeza que Ele está se comunicando conosco, está entrando em nossa vida e assim comunicando-nos a Vida Nova da Graça, sua vida divina.
2. Objetivo: Mostrar o significado de sacramento e a sua eficácia na nossa vida como bens espirituais para chegarmos a uma vida de santidade.
3. Os sacramentos da Igreja: Cristo confiou os sacramentos a sua Igreja, e podemos dizer que são "da Igreja" em um duplo sentido: a Igreja faz ou administra ou celebra os sacramentos, e os sacramentos constroem a Igreja (o batismo gera novos filhos da Igreja, etc..). Existem, pois, por ela e para ela.
4. Os sacramentos da fé: Os sacramentos estão ordenados à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e, em definitivo, a dar culto a Deus, mas como sinais, tem também uma finalidade instrutiva. Não só supõem a fé, também a fortalecem, a