História das idéias políticas - uma introdução ao pensamento grego e egípcio
O modo de produção é a forma como uma sociedade utiliza-se das suas relações sociais de produção e da natureza com o intuito de produzir riquezas, e que está sujeito a alterações constantes com o passar do tempo.
Segundo a teoria marxista, a base para a formação das relações sociais, está na forma de produção de riquezas, e a partir dessa atividade, estrutura-se a sociedade, com ideologias, que teriam como finalidade explicar a adoção daquele modo de produção. No módulo capitalista, uma das formas de relação social seria a divisão de trabalho, – em que vários indivíduos se especializam em partes diferentes da produção para melhor aproveitamento do tempo e da mão-de-obra – e a outra é a de detentores e não detentores dos meios de produção – uma se caracteriza por ter o poder econômico, e a outra por ser aquela que se submete a esse poder. Uma vez que essa dominação é efetivada, a elite econômica passa a controlar não só meios de comunicação, a cultura, a ideologia, chegando também ao quadro político, e manipulando as regras e costumes sociais a seu favor.
2) O que é Estado? Como surgiram os primeiros Estados no Fértil Crescente? Por que na primitiva Grécia/Roma surgiram cidades-estados?
O estado seria a instituição que regulamenta o domínio dos governantes sobre os governados, dentro de um determinado território, tendo em vista a independência nacional.
Após a sedentarização do homem, foi possível produzir excedente, o que levou a um aumento demográfico devido à maior oferta de alimentos. Mas com o tempo a terra da tribo não era suficiente para conter o aumento populacional, em busca de novas terras, ocorreram guerras, que terminaram por unir tribos em torno da figura de um rei-sacerdote.
Nessas áreas, o justificativo utilizado para garantir que uma minoria detivesse o poder foi a