Conceito de marketing
Conceito de Marketing definido pela AMA – American Marketing Association "MARKETING é o estudo sistemático das atividades que encaminham o fluxo de bens e serviços do produtor aos consumidores finais."
MARKETING vem ANTES da mercadoria, compreende TAMBÉM a mercadoria e vai ALÉM da mercadoria.
ANTES: Na pesquisa de mercado, de gosto, de opinião, de motivação que antecede a criação das mercadorias segundo desejos, necessidades e até mesmo capricho dos consumidores. TAMBÉM: Por compreender a mercadoria em sua essência, como objeto ou instrumento de satisfação do consumidor. ALÉM: porque compreende também as atividades de transporte, financiamento, manuseio, armazenagem, proteção na estocagem, distribuição adequada e outras funções.
O ponto de partida para o estudo de Marketing reside nas necessidades humanas. A humanidade precisa de comida, ar, água, roupas e moradia para sobreviver. Além disso, as pessoas desejam recreação, educação e outros serviços. E têm preferências por tipos específicos de bens e serviços básicos. Seja qual for o caso, não há dúvidas que as necessidades e desejos do homem moderno são surpreendentes. Contudo, o fato de que o homem têm necessidades e desejos e de que há produtos e serviços capazes de atendê-lo em sua satisfação é um ponto importante, mas não suficiente para definir a atividade de Marketing. O Marketing existe quando um homem deseja satisfazer suas necessidades de uma forma que poderemos chamar de troca. Antes de avançarmos nessa análise, porém, cabe pensar sobre uma colocação importante: Por definição de Aurélio Buarque de Holanda, necessidade é reconhecimento de um estado de privação ou ausência de alguma coisa. Enquanto desejo é a vontade de possuir alguma coisa.
Para Philip Kotler, mercado é o local físico (ou não) onde compradores e vendedores se encontram para suas relações de troca: o vendedor em busca do