Conceito de marketing
André Raul de Oliveira
Prof. Rodrigo Sousa Alves Mundim
Disciplina: Marketing I
Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Administração
01/03/2012
Após a Revolução Industrial que trouxe muitos benefícios, já que alavancou a produção de bens de consumo com esse crescimento da produção cresceu também a concorrência. Assim houve necessidade do estudo aprofundado do Marketing para atrair clientes criando e desenvolvendo diversas estratégias para a recente transformação do mercado. Assim até hoje os estudos do Marketing continuam acontecendo e suas estratégias estão cada vez mais aprimoradas.
Para Kotler, Hayes e Bloom (2002), Algumas pessoas encaram o marketing como algo manipulativo e invasivo, muitos bacharéis de varias áreas se questionados sobre o conceito de marketing provavelmente iriam responder que se trata de propaganda, divulgação ou vendas.
O marketing trata de valores, se o seu objetivo seria comprar um carro como meio transporte, qualquer carro serviria, pois a utilidade principal dele seria a locomoção, mais não isso que acontece, geralmente se busca valores,por exemplo compramos carros buscando segurança, espaço, status, conforto entre outras opções.
O marketing é um processo social e gerencial por meio do qual os indivíduos e os grupos obtêm aquilo de que precisam e também o que desejam, em razão da criação e da troca de produtos/serviços de valor com outras pessoas. (Kotler, Hayes e Bloom, 2002).
Segundo Dias (2006) Marketing é a função empresarial que cria continuadamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição
2
Conforme Kotler, Hayes e Bloom (2002) A partir dessas definições de marketing, devem-se enfatizar os 7 seguintes pontos:
1 - Marketing é um processo gerencial que se manifesta por intermédio de programas cuidadosamente