Conceito de Leitura
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO: subtítulo
PROFª ANA MARIA LALAGO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
A princípio, a leitura é a ação de ler algo, desvendar ou decodificar informações, compreender informações que são transmitidas por códigos, letras, gestos, sons, símbolos, caracteres e etc.
Ler não é extrair significados existentes no texto ou considerar um texto como o portador de um único e correto e sim ter acesso aos materiais disponíveis, ter condições favoráveis ao uso que se faz deles nas práticas da leitura, saber selecionar os textos que podem atender as suas necessidades, conseguindo também selecionar as estratégias adequadas para a sua abordagem. É uma atividade intuitiva altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual na sua forma de organização, mas requer a mobilização ou um vasto conjunto de saberes no interior de evento comunicativo. Leva-se em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e exige. Ler é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor e exige bem mais que o conhecimento do código lingüístico. A informação contida no código é uma só, mas a interpretação, pós-leitura, é pessoal.
Ler faz parte da formação de cada individuo. O hábito da leitura estimula a imaginação, amplia o conhecimento, enriquece o vocabulário e proporciona a descoberta de diferentes, culturas.
A leitura é dividida em quatro passos: Visualização, fonação, audição e cerebração (compreensão). Para o desenvolvimento da leitura recorremos a três sistemas: Conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico e conhecimento interacional.
As estratégias devem ser utilizadas para facilitar a compreensão de um texto. Assim os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimentos da mesma