Conceito de leitura
O texto a ser resenhado tem por título “O conceito de leitura”, falando sobre a leitura em seus diversos aspectos. O autor mostra algumas definições e posteriormente as descreve com inúmeros detalhes que vão compor os passos da leitura até a interpretação. O livro possui 106 páginas, divide-se em três capítulos do qual será resenhado apenas o primeiro.
A leitura é um processo por meio do qual temos acesso à realidade de forma indireta. No entanto, essa leitura só se torna possível de acordo com o conhecimento prévio que o leitor tem do assunto abordado.
Ler é um processo de extração e atribuição de significados. Extrair no sentido de absorver o conhecimento existente para que haja um enriquecimento do leitor. Por isso, a leitura deve ser feita de forma cuidadosa e sem interpretações precipitadas, pois isso pode comprometer a significação do texto. No caso da atribuição o foco passa a ser o leitor, pois a visão do texto dependerá do conhecimento prévio de mundo que o leitor possui. A compreensão se desenvolve ao longo da leitura. Contudo, é preciso tomar cuidado para que não se fuja dos limites da interpretação textual. Embora cada leitor possua uma ampla visão, há limites no sentido interpretativo do texto.
O ato da leitura também é um processo de interação. Deve-se levar em consideração o papel do texto, o papel do leitor e a interação entre ambos. A interação só funcionará se o leitor e o texto estiverem conectados. Ler envolve diversos processos psicológicos desde os mais simples até os mais complexos. Há um encaixe entre leitor e obra que só funcionará se houver uma conexão entre os dois.
O mundo que nos rodeia é repleto de leitura. Não apenas escritas, mas visuais, labiais, entre outras. Ler é um processo básico ao qual todos nós estamos sujeitos. No entanto, não é mera decodificação. É aprendizado, experiência, conhecimento que vamos levar