O Sangue
O sangue leva alimento, oxigênio e hormônios até as células e remove gás carbônico e outros resíduos que serão eliminados. Além disso, ele contém células que defendem o organismo contra infecções e ajuda a regular a temperatura do corpo.
De que é feito o sangue?
O sangue é formado por células mergulhadas em um líquido, o plasma. Nele encontramos água e outras substâncias que estão dissolvidas: glicose, sais minerais e diversas proteínas, entre elas as que formam os anticorpos, encarregados de defender o organismo contra infecções. Pelo plasma são transportados os nutrientes para as células, os hormônios e a ureia.
As células do sangue realizam funções diferentes, que vamos ver mais para frente.
Hemácias, leucócitos e plaquetas são chamados, em conjunto, de elementos figurados do sangue.
Hemácias: o transporte de oxigênio
Cada milímetro cúbico de sangue contém, em média, de 4 a 6 milhões de hemácias. Elas são responsáveis pela cor vermelha do sangue porque em seu interior encontramos a proteína hemoglobina, que transporta o oxigênio. Nos pulmões a hemoglobina se combina com o oxigênio e transforma-se em oxiemoglobina. Nos tecidos, o oxigênio é liberado para as células e a oxiemoglobina volta a se transformar em hemoglobina.
As hemácias pegam oxigênio nos pulmões e levam até as células. A hemoglobina transporta apenas uma pequena porção do gás carbônico, a maior parte desse gás é levada pelo plasma.
As hemácias são achatadas, medem sete micrômetros de diâmetro e dois micrômetros de espessura. Têm a forma de pequenos discos, com uma concavidade em cada lado. As hemácias humanas não têm núcleo e podem ser consideradas pequenos pacotes de hemoglobina. Se elas fossem esféricas, muitas partículas de hemoglobina ficariam distantes da superfície e deixariam de captura o oxigênio.
As hemácias são produzidas na medula das costelas, vértebras e alguns outros de onde são lançadas no sangue. Circulam então por cerca de 120 dias.