P.Sociologia

2691 palavras 11 páginas
Augusto Comte

Positivismo:

Características: A organização social humana, ou seja, a sociedade, é vista como um fenômeno natural, podendo ser analisada através dos métodos das ciências naturais.
O conhecimento da realidade só é possível pela objetividade que é alcançada através do rigor empírico e da coerência teórica.

A atividade científica, ou seja, o conhecimento, é cumulativo e progressivo. Nesse sentido, é possível descobrir as leis gerais que ajudam os seres humanos tanto a prever os futuros acontecimentos, como solucionar os problemas práticos.
Organicismo: A sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

Funcionalismo: É uma teoria sociológica que procura explicar fenômenos sociais realizando o papel das instituições na sociedade. Se uma determinada mudança social promove um equilíbrio harmonioso, é considerado funcional se o saldo é disfuncional não tem nenhum efeito.

DOUTRINAÇÃO
Para os trabalhadores, Comte sugere a doutrinação inspirando-os para a aceitação das diversas posições sociais, considerando que a felicidade pode ser alcançada com todas e quaisquer condições, desde que as tarefas sejam desempenhadas com honra e aceitos convenientemente.

Sociologia Teórica: Aquela que tem como preocupação fundamental o objeto de estudo, conceitos básicos e metodologia própria. Não deseja aplicar os conceitos e nem intervir na sociedade.

Sociologia Prática: Aquela que tem como objetivo a intervenção não sociedade, deseja aplicar a teoria

Sociologia Técnica: É aquela que se desenvolve para responder as questões de dados sócio técnicos, estatísticos e numéricos. Para aproximar a ciência da sociologia exata.

Sociologia Crítica: Está centrada no desenvolvimento próprio da ciência.

Neutralidade Científica: Para que a ciência ocorra, é necessário se manter distante do seu objeto de estudo. Gostos e preferencias não podem

Relacionados