Extração e beneficiamento da areia
FLUMINENSE
EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DA AREIA
SÉRIE: 2º AGROINDÚSTRIA B
PROFESSOR: TIAGO GOMES
DISCLIPLINA: MATERIAS DE CONSTRUÇÃO
BOM JESUS DO ITABAPONA, 24 DE JUNHO DE 2013
Página | 1
EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DA AREIA
A areia é uma substancia natural obtida da desagregação de rocha, sendo considerado um agregado miúdo. Na natureza, a areia pode ser encontrada portos de areia dos rios ou em minas, quando passa a ser chamada de “areia de cava” ou “de barranco”. Estas são as mais baratas, mas podem conter impurezas necessitando de lavagem para que possam ser usadas em obras de maior responsabilidade.
Quanto ao tipo, as areias são divididas em grossa, média e
•
Areia grossa grãos com diâmetro entre 2 a 4
• Areia média - grãos com diâmetro entre 0;42 a 2
• Areia fina - grãos com diâmetros entre 0,05 a 0,42 mm
fina: mm mm
A extração de areia possui um conjunto de operações objetivando a extração de minérios para aproveitamento ao natural ou após processos de beneficiamento.
Extração de areia em encosta de morro: O arenito consiste de uma rocha maciça, constituída por sedimentos arenosos, apresentando-se em meia encosta. A extração se desenvolve em meia encosta de morro, a céu aberto e é realizada por desagregação através do processo de escarificação.
O material resultante do processo de extração é transportado ao beneficiamento, peneirado em meio aquoso transformando-se em areia para comercialização.
Extração de areia em planícies aluviais: É o método de extração utilizado em cavas secas a céu aberto.
Esse método de extração consiste primeiramente na retirada do excesso de umidade do terreno. Após isso, inicia-se a retirada de capa de material estéril (solo e argila).
A camada de areia que se encontra sob a argila fica então aflorante, permitindo desse modo a sua extração com escavadeira hidráulica.
Página | 2
Extração de areia em leitos de