Gestão Estratégica de Pessoas
As organizações bem sucedidas são aquelas que efetivamente desenvolvem suas competências essenciais objetivando oferecer padrão de excelência em bens e serviços. O comércio varejista tem vivenciado mudanças rápidas e importantes, caracterizadas pelas fusões, onde o resultado aponta para o mercado interno, gerando uma intensa competição. Significativas mudanças nas estratégias dessas organizações acontecem, vez que são vistas como questão crucial para a sobrevivência organizacional. O mercado tem exigido das corporações, uma cultura ágil, eficiente, dinâmica, criativa e com visão sistêmica e holística. Os modelos estratégicos multiplicaram-se nos últimos anos, em vez de se concentrar nas condições do setor, os estrategistas deveriam concentrar-se nas competências essenciais de suas empresas e utilizar as habilidades, os processos e as tecnologias para criar vantagem competitiva sustentável em sua cadeia de valor (HAMEL E PRAHALAD, 1995).
As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. O capital humano das organizações, composto de pessoas, que vão desde o mais simples operário ao seu principal executivo, passou a ser uma questão vital para o sucesso do negócio, que é o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. Para serem bem sucedidas, as organizações precisam de pessoas espertas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos e para isso é imprescindível o treinamento e o desenvolvimento das pessoas. E as organizações mais bem-sucedidas investem pesadamente em treinamento para obterem um retorno garantido.
DESENVOLVIMENTO:
CONCEITO DE TRINAMENTO
O conceito de treinamento pode apresentar diferentes significados. No passado, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir do preenchimento de cargos. Mais recentemente, o conceito foi ampliado, considerando o treinamento como um