O principe I
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO DIR 5116 - TEORIA POLÍTICA
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe São Paulo : L&PM, 1998
Fichamento 7
O Príncipe I capitulo 1-12
SUMARIO
Desenvolvimento............................................................................. Pagina 3
Conclusão.............................................................................. Pagina 4
Bibliografia...,....................................................................... Pagina 5
Desenvolvimento
No inicio do livro nós deparamos com uma dedicatória de Maquiavel para O Príncipe.
Logo no primeiro capitulo Maquiavel já introduz que todos os governos/estados governados por homens foram ou são principados ou republicas. Os principados são hereditários ou novos, que podem ser de todo novos ou anexados ao governo.
No capitulo II ele deixa bem claro que vai dar ênfase aos principados, e em outra oportunidade falara sobre as republicas. Quanto o principado é hereditário é mais fácil de manter o governo, pois os súditos já estão acostumados com a família reinante, e o seu príncipe já sabe como agir e conhece o seu povo, quando o principado é novo deve se ter cuidado para não repetir erros e estar apto para quaisquer circunstancias imprevistas.
Dos princípios mistos, neste capitulo ele demonstra que o principado novo tem mais dificuldade em manter se no governo, o povo pode querer melhorias levantando “armas” contra o governo atual, acreditando que iram conseguir mudanças, e acabam descobrindo mais adiante que na verdade só pioraram a situação. O novo príncipe deve ter o apoio dos habitantes para poder domina-lo , não deve chegar com seu exercito lançando injurias, ofendendo os habitantes e aplicando corretivos violentos, ele cita como exemplo Luis XII que veio com todos