Sangue
Grande circulação: Começa no ventrículo esquerdo, o sangue arterial é bombeado pela artéria aorta, para todo o corpo humano. Então depois de se transformar em sangue venoso, o sangue volta através das veias cava inferior e superior para o átrio direito.
Sistema Linfático: é formado por uma rede capilar da qual saem os vasos ou canais coletores linfáticos para pequenas massas de tecido linfático em forma de ervilha chamadas linfonodos e desses para os canais coletores terminais que desembocam no sistema venoso esquerdo ou ducto torácico e o ducto linfático direito. Funções: drenar o excesso de líquido intersticial afim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo; transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue para que este leve os nutrientes para todo o corpo; realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microrganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.
Células T: começam a viver como células imaturas chamadas de células-tronco, ainda na infância, alguns linfócitos migram para o timo, onde amadurecem e se transformam em células T. Em condições normais, a maioria dos linfócitos em circulação no corpo são células T, sua função é a de reconhecer e destruir células anormais ao corpo. Os linfócitos T aprendem como diferenciar o que é próprio do organismo do que não é ainda no timo. Linfócitos T maduros deixam o timo e entram no sistema linfático, onde eles atuam como parte do sistema.
Células B: permanecem na medula óssea e amadurecem transformando-se em células B, elas reconhecem células e materiais “estranhos”. Quando essas células entram em contato com uma