Leitura - Conceitos e estratégias
Disciplina: Língua Portuguesa online
Leitura: conceito e estratégias
Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.
(Monteiro Lobato)
Fonte: www.margaretebarbosa.wordpress.com
Em nossa aula hoje, aprofundaremos nossos conhecimentos sobre a leitura e sua importância para a vida profissional e pessoal. Além disso, apresentaremos algumas estratégias que nos podem ser válidas ao lermos um texto.
Tópico 1: Conceito de leitura
Para iniciarmos nossa discussão sobre o conceito de leitura, pense em quando começamos a ler... Na verdade, reflita: quando um indivíduo começa a ler? Seria apenas na escola? Será que podemos dizer que uma pessoa não alfabetizada não realiza leitura?
Pense um pouco e imagine uma pessoa que não teve acesso à educação formal e por isso só escreve o próprio nome, porém consegue todo dia fazer a resumo da novela para suas amigas, ou mesmo opinar sobre acontecimentos cotidianos, como o valor do aluguel, a dificuldade de se conseguir uma consulta médica e outros. Essa pessoa não pode ser considerada não leitora, pois a todo instante em sua vida está atribuindo sentido aos fatos e circunstâncias que a cercam. Assim,
percebemos que o conceito de leitura não está vinculado ao conceito de alfabetização, pois ler envolve mais do que decodificar as palavras de uma língua.
Quando falamos em leitura, devemos relacionar o conceito a um procedimento que está mais ligado à experiência pessoal, à vivência de cada um, do que ao conhecimento sistemático da língua. Claro que não podemos negar a importância de se decodificar as letras, sílabas e palavras escritas da língua, só não queremos entender leitura como esta mera decodificação/identificação desses símbolos porque é pela leitura que vamos construindo uma intimidade muito grande com a língua escrita, vamos internalizando as suas estruturas e as suas infinitas possibilidades estilísticas (MARTINS, 2007)
Assim, tornamo-nos leitores quando atribuímos