Conceito de heteronomia.
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e fi lho, com repercussões no estado nutricional da criança, sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Apesar de todas as evidências científi cas provando a superioridade da amamentação sobre outras formas de alimentar a criança pequena, e apesar dos esforços de diversos organismos nacionais e internacionais, as taxas de aleitamento materno no Brasil, em especial as de amamentação exclusiva, estão bastante aquém do recomendado, o profissional de saúde tem um papel fundamental na reversão desse quadro. Mas para isso ele precisa estar preparado, pois, por mais competente que ele seja nos aspectos técnicos relacionados à lactação, o seu trabalho de promoção e apoio ao aleitamento materno não será bem sucedido se ele não tiver um olhar atento, abrangente, sempre levando em consideração os aspectos emocionais, a cultura familiar, a rede social de apoio à mulher.Esse olhar necessariamente deve reconhecer a mulher como protagonista do seu processo de amamentar, valorizando, escutando
Importância do leite materno
¨ Evita mortes infantis :A proteção do leite materno contra mortes infantis é maior quanto menor é a criança. Assim, a mortalidade por doenças infecciosas é seis vezes maior em crianças menores de 2 meses não amamentadas, diminuindo à medida que a criança cresce, porém ainda é o dobro no segundo ano de vida importante ressaltar que, enquanto a proteção contra mortes por diarréia diminui com a idade .
¨Evita diarréia : . É importante destacar que essa proteção pode diminuir quando o aleitamento materno deixa de ser exclusivo. Oferecer à criança amamentada água ou chas considerada inofensiva até pouco tempo atrás, pode dobrar o risco d diarréia nos primeiros seis meses.
Melhor nutrição : o leite materno contém