conceito de cidade regional segundo Geddes
Para entender o conceito de cidade regional, tem-se que saber primeiro o conceito de região. Por tanto, região é uma porção de um território, no qual, apresenta características endêmicas. No caso da idéia de cidade regional, esse conceito corresponde às características naturais de cada região, como a vegetação, topografia, hidrografia, clima, dentre outras.
Esse conceito de cidade regional foi proposto por Patrick Guedes, sociólogo britânico que nasceu em 02 de outubro de 1854 em Ballater na Escócia e faleceu no dia 17 de abril de 1932 em Montpellier, França. Inicialmente dedicou-se à botânica voltando-se mais tarde para problemas sociais e planejamento de cidades. Foi o precursor do levantamento urbano e regional prévio como condição para modificações bem sucedidas no desenvolvimento das cidades, defendendo também a preservação do conteúdo histórico mediante as transformações almejadas. Entre 1914 e 1924 planejou cerca de 50 cidades destacando-se o Plano Diretor de Jerusalém e Planos de Geral de Tel Aviv.
A idéia de cidade regional tem como base o estudo prévio e o levantamento dos recursos naturais de dada região. Para tal conceituação, Geddes analisa a cidade como um organismo vivo, que preserva sua integridade para um desempenho aprimorado de suas funções, conforme arquétipo animal e vegetal, tornando-o assim, um modelo que pode ser representado de forma esquematizada. Com isso, o processo de planejamento e concepção torna-se-iam mais praticáveis, corrompendo o conceito de cidade utópica e inviável.
A partir do estudo prévio e de dados geográficos e históricos, o próximo passo seria a sua organização e desenvolvimento, mas para isso, seria necessário fazer também uma pesquisa sociológica que forneça a situação presente da população, especificando suas ocupações, salários, nível cultural e etc.
Com esses dados em mãos seria possível prever uma cidade “organizada” que atenda a todos os anseios da sociedade em geral. Contudo,