PUR
- Brasil:
As primeiras regiões metropolitanas do nosso país, foram criadas em 1973, a partir de uma lei complementar, que obedecia a constituição de 1967, e a partir da constituição de 88, a responsabilidade da criação e organização das regiões metropolitanas foi transferida do Governo Federal para cada Estado.
O Brasil, hoje, habita 68 regiões metropolitanas, dentro das grandes regiões Brasileiras, onde cada uma é definida por leis federais ou estaduais. O principal objetivo das regiões metropolitanas é a facilidade de viabilizar a gestão de funções públicas de interesse comum dos municípios que as integram. No Brasil, as regiões metropolitanas não possuem personalidade jurídica própria, e também não são eleitos representantes para a gestão metropolitana.
O IBGE, levanta como as 12 regiões metropolitanas Brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. . A RIDE de Brasília é uma região metropolitana de abrangência interestadual. A RIDEDF conta com dois municípios do estado de Minas Gerais, portanto da região Sudeste. Para efeito de contagem optamos por manter essa RIDE na região Centro-Oeste, visto que o núcleo metropolitano e a maioria dos municípios pertencem a essa região. Há 40 anos atrás eram praticamente as mesmas regiões metropolitanas em nosso país, exceto Brasília e Manaus - que exercem influência sobre uma das maiores área percentuais: 19% da área do país, e de menor densidade: 2,2 hab./km², correspondendo a 1,9% da população do País e 1,7% do PIB nacional, no entanto, além destas concentrarem a maior parte da população e do PIB de suas redes urbanas (respectivamente 47,3% e 75,5%), mostrando uma grande disparidade no PIB per capita das cidades-polos em relação ao conjunto dos municípios das redes metropolitanas.
- Centro-Oeste: A região Centro-Oeste foi definida pelo IBGE uma das cinco