Textos de PUR
Fracassada a iniciativa de dividir para governar, a coroa portuguesa procurou uma outra solução para manutenção da posse do território, principalmente devido ao aumento das ameaças de invasões estrangeiras e a valorização expressiva do comercio do açucar produzido na colonia. Ao decidir pela construção de uma fortaleza no centro do litoral, para sadiar o Govrno Geral, D. joao III procurava criar instrumentos para não perder o que já fora conquistado, alem de proporcionar um apoio efetivo para perder o que já fora conquistado, além de proporcionar um apoio efetivo para os nucleos que sobreviveram à derrocada do sistema anterior.
De direito, as capitanias ainda não existiam, mas gradativameno perdiam suas características originais até sua extinção no século XVIII. porém, de fato, já refletiam o controle direto dos agentes reais, iniciado com a vinda de tomé de souza e seu regimento. Entre as diversas recomendações e obrigações dispostas no Regimento de Tomé de souza, considerada a primeira carta magna magna do brasil, dispunham-se recomendações sobre a cidade a ser fundada para abrigar o Governo Geral.
Fundada oficialmente em 1549, a cidade de São salvador marcaria o inicio de uma nova fase do urbanismo colonial. para projetar e implantar a cidade-sede do governo geral, tome de sousa trouxe o mestre de obras luis dias, cujas traças e descrições foram encaminhadas à sua majestade para devida aprovação. Tais documentos, arquivados na torre do tombo (portugal), revelam que Dias acumulou funções do arquiteto e urbanista, e foi o responsável pela t3entativa de atribuir à nova cidade um traçado regular, conforme recomendavam as leis das indias.
Pelo resultado original, que ainda pode ser observado na região mais elevada de salvador, é possível perceber a habilidade de Dias adaptando um tabuleiro de xadrez a um suporte irregular, trapezoidal, com algumas ruas cruzadas ortogonalmente, porém gerando quadras com formato de polígonos irregulares. mapas do inicio do