trabalho de portugues
1. Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto: a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos! b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme. c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar. d – E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar! e – Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Falar é fácil, escrever é difícil. Você também pensa assim? Leia o texto de Jô Soares para perceber a diferença.
“Português é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala.” (Jô Soares. Revista “Veja” – 28.11.90)
Pois é. U purtuguêis é muito fácil aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamente cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguêis não.É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muito diferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtuguêis. Quem soube fala sabi iscrevê.
a) Você deve ter observado, ao ler o texto, que as palavras do título são escritas de forma diferente do texto.
Por que existe essa diferença? _________________________________________________________________