TE RICOS URBANISTAS
FACC - FACULDADE CONCÓRDIA
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
CLÁUDIA MARA HORN
FLAVIANE CÁSSIA PELLIZZARI
MAIQUELE ELISA BUDKE
MAURICIO ANTONIO VENANCIO
TEÓRICOS URBANISTAS
RAYMOND UNWIN, PATRICK GEDDES E EUGENE HÉNARD
CONCÓRDIA
2015
2
DESENVOLVIMENTO
1. REVISÃO DA LITERATURA
1.1 Raymond Unwin
Nasceu em Rotherham, Yorkshire e cresceu em Oxford. No período de 18631940 Raymond Unwin foi um importante e influente na história do planejamento urbano no Reino Unido. Interessou-se cedo por questões sociais foi inspirado pelos ideais e por suas leituras de John Ruskin e William Morris. Teve contato com o filósofo socialista Edward Carpenter, cujas ideias de comunidades utópicas levaram ao desenvolvimento de uma pequena comunidade, em Millthorpe, próximo Sheffield.
Em 1896, junto com seu primo Barry Parker, ele administra seu primeiro projeto arquitetônico: o projeto de um complexo residencial de pequenas casas de um bairro da cidade de Buxton. De acordo com as ideias cria padrões simples, mas contribuir para melhorar as condições de vida e de saúde das casas e bairros das classes trabalhadoras, juntando-se ao grupo Aliança de Artes Trabalhador do Norte.
Por meio de muitos escritos, em 1901, publicaram o livro A Arte da construção de uma casa.
O autor considerou importante o planejamento urbano em áreas
periféricas das cidades em crescimento contínuo. Envolveu a criação de áreas verdes que neutralizam os efeitos da massa de novos subúrbios. Teorias foram refletidas em sua obra mais famosa: “o estudo prático dos planos de uma cidade“.
Em 1902, ele foi convidado a criar um modelo de aldeia em Nova York, e no ano seguinte eles têm a oportunidade de participar na criação de Letchworth, quando a
Primeira Garden City. Em 1904, abrindo um segundo escritório em Baldock, após seu plano ser aceito. Em 1905, Henrietta Barnett pediu para planejar o novo bairro jardim de Hampstead. Raymond passou de Letchworth em Hampstead, em 1906, passando a viver lá o resto