eco-homo
O urbanista Jean-Claude Marsan deixa bem claro sua opinião referente a violência nas cidades contemporâneas comparada com as medievais, o mesmo informa que a única diferença são as armas utilizadas.
Na época medieval as cidades eram construidas aonde havia acesso pela água ou vias rochosas, pois assim poderiam se defender dos inimigos mediante a guerra na época, sendo assim os senhores poderosos criando cidades com muros autos poderiam assim também controlar os pagamentos de impostos. Porem essas construções trouxe grande conseqüência como quantidade de resíduos e epidemias com o bloqueio da luz do sol.
Conforme Paul Bairoch a taxa de mortalidade nas cidades eram maiores do que no campo, sendo assim atingindo a população infantil atingidas mais facilmente pelas epidemias.
Foi formado então poder político centralizado os monarcas realizaram projeto arquitetônico impressionantes. No século XVII as primeiras cidades com novas atividades foram construídas.
Nos EUA ao longo do tempo foram construídas cidades aonde o centro era mais valorizado, pois ficavam próximo as grandes indústrias, porem com o surgimento dos subúrbios o comercio logo foi se expandindo , deixando ali o centro um pouco mais abandonado com isso os menos favorecidos invadiam prédios abandonados trazendo assim para a economia uma queda de valores da região.
A elite americana cerca de quatro milhões de habitantes, com medo da violência se mudou para os mais afastado com projeto de vida mais segura construíram vários conjuntos habitacionais com muros altos, guardas e câmeras.