a nova psicologia
2 – Defina a psicologia Cultural de Wundt. Como ela contribuiu para a divisão interna da psicologia? Qual a diferença entre “fundação” e
“criação” de uma ciência?
3 – Descreva a diferença entre os trabalhos dos fisiologistas alemães e dos empiristas britânicos na psicologia de Wundt. Descreva o conceito de voluntarismo.
4 – Quais são os elementos da consciência? Qual o papel desses elementos na vida mental? Qual a diferença entre experiência mediata e imediata. 5 – Descreva a metodologia e as regras de introspecção adotadas por Wundt. Ele defendia a introspecção quantitativa ou qualitativa? Por quê? 6 – Aponte a distinção entre a percepção interna e externa. Qual o objetivo da apercepção?
7 – Como a apercepção está relacionada com os trabalhos de James Mill e John Stuart Mill?
8 – Em que se baseava a crítica ao sistema de Wundt?
9 – Qual a influência de Fechner sobre a pesquisa de Ebbinghaus sobre a aprendizagem e a memória?
10 – Qual a diferença entre a Psicologia do Ato de Brentano e a Psicologia Wundtiana? Qual a divergência entre Stumpf e Wundt em relação à introspecção e à redução da experiência a elementos?
11 – Defina a introspecção experimental sistemática de Külpe e a de Wundt. Como a ideia do pensamento sem imagens desafiou o conceito de experiência consciente de Wundt?
12 – Apesar das muitas diferenças, o que os trabalhos de Wundt, Ebbinghaus, Brentano e Stumpf têm em comum?
Trata-se do terceiro Capítulo:
“A Nova Psicologia”
O presente texto tem como referência a obra:
Schultz &Schultz (2009) História da Psicologia Moderna, 9a Edição, Cengage Learning, São Paulo.