Antrópolis
Patrick Geddes
Marcel Poete
Lewis Mumford
Antrópolis
(Patrick Geddes, Marcel Poete, Lewis Mumford)
Introdução
O conceito definido por esses três historiadores tem como base o homem, fazer um planejamento urbano mais humanista.
A Revolução Industrial chegou de maneira muito rápida, não permitindo que as cidades se preparassem para atender todas as mudanças estabelecidas por esse momento histórico.
Como já sabemos, o êxodo rural ocorreu de maneira descontrolada. As pessoas saíram do campo e migraram para as cidades em busca de novas realizações, em busca do “Novo Mundo”.
Havia por parte das indústrias, a necessidade de mão-de-obra. Pois o crescimento econômico e o poder de consumo da população cresciam cada vez mais.
Mas com a chegada dessas pessoas, a densidade demográfica das grandes cidades aumentava de maneira significativa. Não demorou muito e os problemas foram aparecendo e se espalhando do mesmo modo que a população crescia. Eram problemas de moradia, infraestrutura, saneamento básico, saúde pública etc.
Vários estudiosos de diferentes áreas tentaram solucionar essas questões. Mas até aquele momento sem muito êxito, tendo em vista que essas adversidades não poderiam ser solucionadas individualmente.
O planejamento urbano requer uma visão mais ampla que englobe vários aspectos decisivos para a cidade.
Patrick Geddes, Marcel Poete e Lewis Mumford, foram além em seus conceitos. Eles acreditavam que não era possível desenvolver esse trabalho de planejamento urbano sem entender a “alma da cidade”. A “alma da cidade” era composta na visão deles por seus habitantes e não máquinas.
Utilizavam então de estudos antropológicos para tentar fazer uma análise de retrospectiva e perspectiva daquele espaço, e não apenas um estudo de cheios e vazios.
Patrick Geddes (1854-1932)
Patrick Geddes nasceu na Escócia, foi biólogo e sociólogo. Contribuiu para o urbanismo com uma série de pesquisas e com suas ideias sobre