Estudante
Tecnotopia: novas tecnologias
Antrópolis: planejamento humanista
Debate sobre a relação entre CIDADE e MEIO AMBIENTE:
Questionamentos dos princípios do urbanismo moderno crescente situação catastrófica das metrópoles e o quadro de alienação do homem contemporâneo e a segregação espacial, tanto étnica quanto social, nas grandes concentrações urbanas.
Meados da década de 1960
Uma nova geração de arquitetos apresentou idéias utópicas em resposta ao desenvolvimento produzido pela situação da arquitetura e urbanística modernas.
Suas proposições - na maioria viável- serviram de germe do futuro associando algumas aspirações físico-espaciais com possibilidades científico-tecnológicas, as quais ocorreriam num futuro mais próximo.
E denominou-se TECNOTOPIA
O conjunto dessas propostas que, baseando-se em parâmetros técnicos construtivos, desenvolveu-se propostas de espaços fantásticos, especialmente através de grupos de vanguarda.
A tecnotopia trata de possíveis caminhos que podem alcançar determinados conceitos tecnológicos a partir da visão de uma determinada época com relação ao seu próprio futuro.
ANOS 2000!!
Um exemplo claro de produções tecnotópicas do nosso tempo são os filmes de ficção científica.
Mediante o fato cria-se então uma realidade plausível de existências.
A essas criações especulativas do futuro dá-se o nome de Tecnotopia.
-Túnel do tempo (1966/67)
-Viagem ao fundo do mar (1964/68)
-2001, uma odisseia no espaço (1968)
-Perdidos no espaço (1965/68)
-Star trek (1966/69)
Esse é o universo da Tecnotopia
Propostas utópicas da tecnologia, porém, mediante ao que oferece a realidade naquele momento; é uma realidade do futuro plausível de acontecer.
Exemplo: telefone celular
A destruição da memória urbana a proliferação de periferias e os problemas de transporte e circulação, além das implicações ecológicas dos anos 80/90
Levaram vários arquitetos a discutirem os modelos modernos e proporem obras