a cidade na região
NASCE O PLANEJAMENTO REGIONAL: EDIMBURGO, NOVA YORK, LONDRES (1900-1940) A cidade regional é norte-americana e o seu planejamento surgiu com Patrick Geddes,o pai do Planejamento urbano, que pensava em como se deve administrar uma cidade. Mas foi através do encontro com Lewis Mumford na década de 20 que sua teoria foi desenvolvida, essa filosofia de planejamento das cidades fez com que se criasse um grupo de planejadores na cidade de Nova York, onde se espalhou para o mundo todo, influenciando o New Deal de Roosevelt, na década de 30, e após também sobre o planejamento das capitais europeias.
GEDDES E A TRADIÇÃO ANARQUISTA A história começa por Geddes que quis que Mumford fosse seu assistente, mesmo quando ele se opôs a sua ideia. As ideias-chaves vieram da França, tendo como base os trabalhos dos geógrafos franceses Reclus e Vidal e do sociólogo Le Play, extraindo o conceito de região natural, e o estudo da região numa forma mais pura, longe de uma metrópole gigante. Para um levantamento mais geral e parecido com o nosso é preciso, começar pelo mais simples, pensando numa visão panorâmica, e em como uma bacia hidrográfica é essencial para cidades e civilizações. Para Geddes o planejamento deve iniciar com o levantamento de recursos de uma região, quais as atividades e a complexidade que são exercidas na mesma. Tratando-se de um levantamento geográfico, histórico e social. Era naturalista, e queria ver as construções exatamente iguais em várias partes da mesma cidade.
Um levantamento urbano não é tão simples quanto parece, pois inclui uma região toda. Traçando um corte transversal do declive de uma montanha até o mar, seria possível encontrar a famosa “Seção de Vale” desenhada por Geddes, “o esboço seccional essencial de uma ‘região’ de geógrafo, pronto para ser estudado” (pág. 165), em que relaciona as características culturais dos povos às características naturais presentes nos locais de origem, tendo conhecimento de um ambiente.