CONCEITO DE AVALIAÇÃO
I – TEXTO: Conceitos de Avaliação
A - O que você pensa disto?
A1 – Avaliação é um processo contínuo, sistemático, cientifico e integral, é um julgamento de valor sobre características relevantes da realidade, em comparação com um padrão ideal, tendo em vista uma ação já realizada, em realização ou a ser realizada, objetivando uma tomada de decisão.
B – Sintetizando e enriquecendo nossas informações
B1 - Síntese: Conceitos de Avaliação: Avaliação é um processo contínuo, sistemático, cientifico e integral, é um julgamento de valor sobre características relevantes da realidade, em comparação com um padrão ideal, tendo em vista uma ação já realizada, em realização ou a ser realizada, objetivando uma tomada de decisão. E está presente a todo momento na vida das pessoas, trata-se de uma atividade complexa, apresenta características como: continuidade, sistematização, cientificidade, integralidade considerando a totalidade de fenômeno, do indivíduo e da ação avaliada, que começa dentro da escola e reflete o mundo lá fora. A avaliação contribui significativamente para formação dos indivíduos, pois é um recurso para melhor conhecer e, portanto, poder interferir no campo da educação como um todo, a avaliação busca desvelar e valorizar as relações dinâmicas do comportamento humano. A avaliação educacional pode ser formal e informal. E, existem elementos a considerar: a realidade um padrão comparativo ou padrão ideal. O Juízo de valor, a tomada de decisão. A avaliação não é estática e sim dinâmica.
Vários estudiosos têm suas concepções sobre avaliação. Cada qual com suas teorias. Sendo que cada definição é o reflexo da postura dotada. Para uns avaliação consiste em determinar em que medida os objetivos estão sendo alcançados, para outros avaliar consiste em: obter evidências, coleta de dados de desempenho, apreciar o valor , julgar, e assim por diante.
B2 – A avaliação não deve ser excludente, considerando apenas