Comunidades quilombolas
A pesquisa que realizamos, trata-se de comunidades quilombolas.
A comunidade pesquisada foi a Cacimbinha e Boa Esperança, situadas no Estado do Espírito Santo.
Os quilombolas são escravos que fugiam de fazendas em busca de liberdade, lutando para manter sua cultura e identidade.
Quilombolas é designação comum aos escravos refugiados em quilombos, ou descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas e pequenas propriedades onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos.
OBJETIVOS:
Objetivos Geral: Resgatar a identidade cultural.
Objetivos específicos:
-Criar uma ação social e despertar o interesse pela continuidade costumes, tradições e crenças.
-implantar um ensino voltado para a realidade dos povos negros quilombolas.
METODOLOGIA
Pesquisa bibliográfica através do vídeo das comunidades quilombolas Cacimbinha e Boa Esperança,em entrevista concedida pelos líderes da comunidade. pela técnica da observação . Finalmente, foi usado o método dialético.
Observando a entrevista realizada com o líder da comunidade quilombola, constamos a necessidade de criar uma ação social, baseado no resgate cultural , na qual entendemos o conjunto de crenças, comportamentos, tradições, costumes dos escravos ao longo dos tempos.
CONSIDERAÇÔES FINAIS
O objetivo do projeto de pesquisa , foi conhecer e entender os costumes, tradições e crenças da comunidade quilombola.
Os saberes tradicionais e os costumes, passados e perpetuados através das gerações, historicamente estruturaram o ciclo de vida das comunidades quilombolas e norteiam, atualmente, a estrutura social. Hoje em dia, em grande parte das comunidades quilombolas do país, há pessoas que tradicionalmente dominam o conhecimento acerca de rezas curadoras e de ervas e remédios concebidos de forma tradicional, e pessoas que detêm enorme saber sobre
o