Comunicação e conflito
Por surgir associado a situações de competição, o conflito é visto muitas vezes como algo negativo, prejudicial para o desenvolvimento e para o desempenho grupal.
Contrariando esta visão, os conflitos podem também ser visto como motores de mudança individual e organizacional por estimularem o debate de idéias e a curiosidade e contribuírem para o encontrar de soluções criativas para os problemas. O conflito em grupos com elevados índices de coesão facilita o confronto dos vários pontos de vista e a análise dos custos e benefícios de cada alternativa proposta, evitando-se, desta forma, a emergência do pensamento de grupo e das suas inevitáveis conseqüências ao nível da qualidade e da produtividade.
Um sério problema que vem acontecendo nas empresas é o conflito entre as pessoas. Pois as pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos, os interesses individuais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito pode estar ligado à discórdia.
O conflito pode ocorrer no contexto do relacionamento entre duas ou mais partes, podendo ocorrer entre pessoas ou entre grupos como conjuntos de pessoas.Para acontecer os conflitos temos antes as chamadas condições antecedentes que vão contrariar a natureza das organizações e tendem a criar percepções entre os grupos, as quais conduzem ao conflito.
Os conflitos passam a ser estudado por toda gerencia para saber como atuar diante das dificuldades, tentando não deixar a organização abalarem-se com os conflitos, e prejudicar financeiramente. Assim as organizações começaram a administrar os conflitos.
Outro aspecto importantíssimo que vem sendo desenvolvido nas organizações é a comunicação, o qual analisam-se comportamentos