O conhecimento do movimento
A psicomotrocidade refere-se ao conjunto de movimentos realizados pela criança que contribuem para a estruturação do seu desenvolvimento integral, ou seja, corpo, linguagem e socialização. A psicomotrocidade não é apenas de movimentos corporais , mas também de mobilização de uma inteligência que se organiza a partir das experiências vivenciadas pela criança.
E pela motricidade e pela visão que a criança descobre o mundo dos objetos e é manipulado- os que ela redescobre o mundo; porem, esta descoberta a partir dos objetos só será verdadeiramente frutífera quando a criança for capaz de segurar e de largar , quando ela tiver adquirido a noção de distancia entre ela e o objeto que ela manipula , quando o objeto não fizer mais parte de sua simples atividade corporal indiferenciada. (apud THOMPSON 1980,P.52).
O movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano , pois desde a vida intra –uterina realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento. A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação , pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação. Como se pode perceber o corpo é o instrumento de comunicação entre individuo e o mundo, permitindo a ele o conhecimento da realidade exterior. O movimento esta sempre entre o individuo e o meio ambiente , mas tambem que em cada ação motora há uma transformaçãodas estruturas da personalidade, da compreensão pessoal , da assimilação do meio pela criança. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes...), recebem um destaque especial em nosso desenvolvimento fisiológico e psicológico.
Com base neste contexto, percebemos a importância das atividades motoras na educação, pois elas contribuem para o desenvolvimento global das