Comportamento Humano nas Organizações: GRUPO: comunicação, liderança e conflitos.
Coesão grupal: grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo.
Pensamento grupal: fenômeno em que as normas em relação ao consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas de ação. Pode ser extremamente prejudicial, visto que o grupo deixa seu olhar crítico e passa a seguir somente aquilo que vivem ali dentro, acaba com a criatividade e com a inovação, ficam fechados para o novo.
Comunicação
Comunicação é a transferência e compreensão de mensagens. Tem como função controlar (deveres, posturas), motivar (melhorias, feedbacks), expressar emoções (sentimentos) e informar (tomada de decisão). A mensagem (conjunto estruturado de informações) é transmitida da fonte/emissor (possui informações e deseja transmiti-las) através de canais (gestos, códigos, expressões faciais, palavras, etc) para o receptor (alguém que recebe a informação e a traduz).
Barreiras são os problemas que interferem na comunicação e a dificultam, e prejudica a eficácia comutativa podem ser de natureza mecânica, semântica ou psicológica.
Mecânicas ou físicas: barulho, ambiente e equipamentos inadequados.
De linguagem: falta de vocabulário adequado, palavras abstratas, conteúdo emocional, gírias, regionalismo.
Psicológicas: preconceitos, estereótipos, hierarquia, antipatia pessoal entre grupos, maus hábitos de audição.
Barreiras entre o emissor e o receptor: distancia social, preconceitos, autossuficiência, tendências a julgar, cortar a palavra do outro sem ouvi-lo, crítica negativa, desatenção, timidez, falta de interesse, falta de motivação.
Barreiras do emissor: inibições interiores, proibições, censuras, pressões de grupo; uso inadequado de códigos que têm significado diferente ao receptor.
Barreias do receptor: percepção seletiva, emoções intensas, sobrecarga de informações, fixação em um tipo de linguagem.
Barreiras de canais e mensagens: ruídos, ambientes impróprios, mau