Tempos modernos
Seção Primária
1 – Introdução ..............................................Páginas
Seção Secundária
2 – Liderança.....................................................Páginas 3 a
3 – Relações Interpessoais..............................Páginas
4 – Gestão de Conflitos.......................................paginas 13,14
5 – Ética...............................................................
6 – Trabalho em equipe........................................
Seção Terciária
7 – Conclusão.......................................................
INTRODUÇÃO
A psicologia Organizacional iniciou-se com psicologia do trabalho na década de 30, com a formação de psicotécnicos que na sua maioria eram engenheiros que se dedicavam aos problemas de ajustamento humano ao trabalho. Esses profissionais eram formados na escola de Sociologia e política de São Paulo, no Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Mas é a partir da obra do autor Emilio Mina y Lopez, que formou na década de 50 a psicologia Industrial e do trabalho.
Então, a partir dessa década (50), o trabalhador deixou de ser visto isolado, e a organização passou a ser vista como uma fonte de variáveis qual deveriam ser consideradas no processo de ajustamento do trabalho. Essa visão ficou clara com a abordagem humanista (segundo Chiavenato 1999); ela nasceu da necessidade de corrigir a tendência a desumanização como grupos de pessoas, enfatizando estas pessoas, lhe transmitindo confiança e lhes dando autonomia.
“A organização é um sistema de atividades conscientes coordenadas de duas ou mais pessoas, a cooperação entre elas é essencial para a existência da Organização” (Chiavenato, 1999)
Existem muitas organizações e é grande a influência das organizações sobre a vida dos indivíduos, tudo é influenciado pela sociedade que é uma Organização (maneira de vestir, trabalhar, divertir etc.). Mas a