vuisão sistemica

735 palavras 3 páginas
Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar uma definição do que é Visão Sistêmica, suas principais características, e fatores históricos que levaram a humanidade a conceber tal forma de inter-relacionamento de sub - sistemas, bem como as conseqüências de tal forma de pensamento.
:: Definição
Para definirmos a Visão Sistêmica, precisamos primeiramente entender qual é o motivo de sua existência. Na análise de sistemas, no ponto de vista histórico, a humanidade sempre tentou entender sub-sistemas isoladamente, não levando em conta sua interação com o todo. A Visão Sistêmica veio como uma evolução natural de tal forma de pensamento, possibilitando uma maior aproximação da realidade da ciência que estuda os sistemas.
:: Histórico
Podemos indicar que historicamente, o que vem mudando na Análise de sistemas é resultado de observações das evoluções que ocorrem nos mais diversos ramos da ciência. Em um primeiro plano, as ciências, principalmente a matemática, tinham por conta que poderiam entender completamente o funcionamento do todo, caso conseguissem entender perfeitamente o funcionamento de suas partes. Tal ponto de vista sistêmico foi sendo alterado, devido à observações em ramos científicos como o da biologia, mais especificamente, nos estudos das evoluções das espécies.
A humanidade, em determinado momento histórico, precisou resolver problemas que não podiam ser entendidos isoladamente, devido à sua complexidade. Esses problemas, na maioria relacionados à questões ecológicas, levou à percepção do paradigma ao qual o pensamento da época estava ancorado, e a partir de então, aconteceu uma evolução na forma de pensamento.
A visão sistêmica portanto tem maior extensão para o entendimento de organizações complexas, que eram praticamente impossíveis se levássemos em conta o paradigma anterior. A visão sistêmica também procura entender a influência das partes entre si, e não somente cada uma isoladamente.
Partimos portanto de um ponto de vista atomista

Relacionados