Comunicação a Bordo
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE
ADMINISTRAÇÃO APLICADA AO NAVIO
GONÇALVES
BEATRIZ
MURILLO
HATSUMI
CARLOS SOARES
COMUNICAÇÃO A BORDO
BELÉM
2013
GONÇALVES
BEATRIZ
MURILLO
HATSUMI
CARLOS SOARES
COMUNICAÇÃO A BORDO
O presente artigo visa a alertar e orientar os futuros oficiais da Marinha Mercante a respeito das formas e sinais de comunicação utilizados a bordo, de forma a garantir uma instrução mais completa e, futuramente, uma navegação mais segura pelas águas brasileiras.
Professora: Ana Paula
Belém
2013
RESUMO
O presente artigo representa uma exposição e estudo dos principais tipos de sinais utilizados a bordos de navios mercantes para a efetiva comunicação em alto-mar. O objetivo é orientar os futuros profissionais da marinha mercante a respeito de tais sinais de formar a melhorar sua formação e garantir maior segurança e eficiência em operações e manobras das embarcações. O estudo foi desenvolvido com base em regulamentos e convenções internacionais, como o Regulamento Internacional para Evitar o Abalroamento no Mar (RIPEAM). Foram compilados e esclarecidos, de forma satisfatória, os principais tipos de sinais de comunicação, sua utilização e as regras a seu respeito. No atual contexto da Marinha Mercante, em que sua contribuição para o desenvolvimento nacional é inigualável, o estudo da comunicação a bordo mostra um avanço no sentido de contribuir para um maior crescimento da indústria naval brasileira.
Palavras-chave: Comunicação a bordo. Sinais visuais e sonoros. Marinha mercante brasileira.
ABSTRACT
This article represents an explanation of the main kinds of signals used on board of merchant ships to provide effective means of communication at sea. The mais goal is to guide the future merchant navy officers about such signals in order to improve their formation and to guarantee