canais de informação em nossa região
Os canais formais são compostos das fontes de informação impressas, tais como livros, publicações periódicas, enciclopédias, dicionários, revisões de literatura, anuários, bibliografias, periódicos de indexação e resumos, índices, bibliografias de bibliografias e outros.
Como principais canais de informações em nossa região temos um centro cultural Avelino Freitas dotado de um a biblioteca, salas de vídeos com vários documentários legendados da região e computadores com acesso a internet; temos uma livraria ESPAÇO CULTURAL com biblioteca; biblioteca da faculdade UNOPAR; biblioteca Municipal e acesso a internet.
As atividades de fomento e incentivo à leitura têm atualmente vasto e rotineiro espaço na livraria. Todos os meses ocorrem oficinas, saraus, narrações de histórias, recitais de poesia, leitura em voz em alta e leituras orientadas. Que são realizadas nas escolas municipais e estaduais e alguns concursos realizadas em praça publica pelo centro cultural Avelino Freitas e secretaria de educação do município.
São programas voltados fundamentalmente para a criação de novos leitores, ampliação do conhecimento e do aprendizado com base na literatura e nas mais variadas fontes de informação, intensificando principalmente nas crianças e jovens o processo de autodescoberta e a conquista de bens culturais, a partir das experiências narradas/vivenciadas pelos personagens.
Essas atividades são oferecidas gratuitamente ou a um custo baixíssimo para seus participantes, o que vai ao encontro da proposta da destas atividades é democratizar o acesso ao conhecimento para a comunidade e moradores da região.O objetivo principal do Programa é a ampliação das oportunidades de encontro entre o