Livro
Turma: Química Volta Redonda
Tema: Automação Veicular
1- Introdução:
O computador de bordo vem sendo aplicado com freqüência, não só em veículos pequenos, mas também em veículos de médio e grande porte.
OS computadores de bordo funcionam por meio de sensores eletrônicos e têm como objetivo principal fornecer recursos que auxiliem na dirigibilidade e condução dos mesmos, através de consulta visual a informações específicas e gerais como temperatura, data/hora, velocidade, nível de óleo e de combustível, entre outras. Atualmente, automóveis já usam computadores de bordo capazes de controlar vários subsistemas do veículo e informar o estado geral de certos sistemas ao motorista (através de luzes no painel) e aos mecânicos através de conexões a computadores especiais. Existem também os computadores de bordo, que focam a sua atuação em outras particularidades de um veículo, como o controle da frota de veículos de uma empresa, registrando excessos de velocidade, má condução do veículo, desgaste excessivo dos freios, com comunicação via satélite com a empresa proprietária do mesmo. Tais modelos de computador de bordo, possuem recursos de comunicação distintos dentre os quais o GPS tornou-se o mais popular.
Desenvolvedores trabalham na implementação de um servidor www dentro do sistema de computador de bordo de forma totalmente embarcada. Os avanços rápidos e contínuos na eletrônica e tecnologia da computação são um grande elemento impulsionador dos novos conceitos em controle de tráfego viário. Veículos com computadores de bordo e comunicadores poderão receber do controle de trânsito central instruções sobre o melhor caminho até o destino final. O computador de bordo também poderá informar ao computador central o seu tempo de viagem e velocidade para ser usado como parte da informação a ser processada. Em sistemas ainda mais avançados, a temporização dos