Antropologia da Religião
Atividade Final
Aula 1 (O Estatuto Científico do Estudo da Religião).
1º.Nesta aula, o primeiro aspecto a se destacar é o objetivo do estudo da religião, que no texto está citado como: “O Objetivo do Estudo da Religião é favorecer o conhecimento mútuo, fomentar o diálogo respeitoso e contribuir para a construção da paz entre as pessoas e as religiões. Além de estudar o fenômeno religioso, a disciplina pretende também perceber a relação que existe entre os diversos fenômenos religiosos, a cultura e a história da sociedade. Para chegar a isso, é indispensável conhecer a lógica e a estrutura do fenômeno religioso e, mais particularmente, da religião como sistema.”
2º.O segundo aspecto a se destacar é o significado de religião para com a humanidade. A aula explicita como esse termo é de difícil denominação, e que serviu de debate para grandes pensadores como Lactâncio, Agustinho, Tomas Aquino, Lucrécio. Apesar de ser algo tão usual, o seu verdadeiro significado é de complexo entendimento.
Aula 2 (A Antropologia no Campo das Ciências Sociais)
1º.Ciências Sociais ou Ciências Naturais?. Em uma discussão fictícia promovida por alguns personagens da Aula 2, esta indagação é feita como o objetivo de se saber qual o ramo verdadeiro da Antropologia. No decorrer do debate, os mesmos descobrem que Antropologia se adequa como Ciências Sociais, pois estuda fenômenos complexos, e seu ponto de estudo não pode ser comprovado em laboratório, mas a conclusão que os alunos tiraram foi que tanto Ciências Naturais quanto Ciências Sociais exemplificam e complementam a Antropologia da Religião. 2º.Qual o significado de Antropologia da Religião?. Esta foi outra pergunta respondida através do debate entre os personagens. Após uma pesquisa, o texto exemplifica a Antropologia como sendo: “Inicialmente a antropologia era uma disciplina global, singularizada pela junção de traços biológicos e características históricas e socioculturais. Ou estava inteiramente