comunicação rp
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS (2013.1)
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES PÚBLICAS
PROFESSORA: ANA LEILA
ALUNA: AMANDA NAZARETH CARVALHO DE CARVALHO
RESENHAS HISTÓRIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS HISTÓRIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL
SÃO LUÍS/MA
2013
HISTÓRIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
Este texto mostra o contexto que levou ao nascimento das Relações Públicas no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos, levando em consideração os aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da época.
Os EUA estavam passando por um momento de greves, crises econômicas e desempregos, onde não haviam relações de comunicação entre empregados e empregadores, de forma que os trabalhadores apelavam para as greves para serem atendidos ou largavam o emprego sendo rapidamente substituídos. Foi então que esses trabalhadores se agruparam em sindicatos, o que melhorou e muito a relação dos mesmos com os empregadores.
Patrões e sindicalistas chegaram a conclusão que deveriam trabalhar a opinião pública para que esta aderisse as suas causas. Assim surgiu a necessidade de desenvolver um trabalho profissional direcionado aos meios de comunicação de massa, que usasse das estratégias de comunicação para conseguir o apoio da sociedade norte-americana. Infere-se então que o nascimento das RP surgiu em uma época conturbada politicamente, ligada diretamente aos fluxos e contra fluxos do movimento sindical americano.
Em 1906 Ivy Lee criou o primeiro escritório de Relações Públicas no mundo, na cidade de Nova Iorque, este é considerado o marco inicial das RP. Mas foi em 1897 que o termo “Relações Públicas” foi usado pela primeira vez na Associação das Estradas de Ferro dos EUA. Porém, a profissão realmente surgiu quando o filho