Resumo: O Relações Públicas como gestor da imagem e a importância da mensuração dos resultados em Comunicação Corporativa
“Relações Públicas excelentes são aquelas praticadas com o propósito de construir e manter bons relacionamentos com os públicos estratégicos de uma organização por meio da administração da Comunicação.” – Grupo de acadêmicos coordenado pelo Phd James Grunig, no Estudo da Excelência.
Dez princípios genéricos de RP e da Comunicação excelentes, segundo a pesquisa Excellence:
1 – Envolvimento de RP na administração estratégica.
2 – Participação de RP na alta administração ou relacionamento direto com o executivo principal.
3 – Função integrada de RP – as organizações eficazes integram todas as funções de RP dentro de um único departamento. Somente em um sistema integrado de RP é possível desenvolver novos programas de Comunicação para conseguir mudanças nos públicos estratégicos.
4 – RP como função administrativa separada de outras funções – RP é uma função separada das outras funções administrativas como Marketing e RH. Quando a função de RP está subordinada a outro departamento não pode movimentar recursos comunicacionais de um público estratégico para outro e perde sua autonomia.
5 – O papel do profissional de RP – a unidade de RP deve ser coordenada por um administrador e não apenas por um técnico.
6 – Uso do modelo de RP simétrico de duas mãos
7 – Uso de um sistema simétrico de comunicação interna.
8 – Profundo conhecimento do papel do administrador de RP simétricas. Os programas de RP excelentes são conduzidos por profissionais que possuem um profundo conhecimento teórico e técnico da área.
9 –